Atividade PROFA

Currículo na educação infantil

sábado, 12 de novembro de 2011

OS TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Como organizar a rotina na Educação Infantil

AS EXPERIÊNCIAS E AS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS

• Os tempos  precisam ser organizados tendo como FOCO A CRIANÇA e como eixos norteadores a Brincadeira e as Interações.
• Os tempos precisam ser organizados relacionando as necessidades de cuidado e educação a que as crianças têm direito: a se expressar, comunicar, criar, organizar pensamentos e ideias, conviver, brincar e trabalhar em grupo; apropriar-se de diferentes linguagens e saberes.
• Os tempos precisam ser organizados com “espaço” para as experiências que respeitem os saberes que circulam em nossa sociedade que podem e devem ser ampliados. Embora “o espaço” das experiências guardem uma relação com o tempo cronológico (da realização das experiências), os ritmos das crianças precisam ser respeitados.

AS EXPERIÊNCIAS E AS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS

• Os tempos precisam ser organizados incluindo a vivência e experimentação de diferentes experiências fundamentais para o desenvolvimento, aprendizagem e bem estar das crianças “reais da turma”.

Questões norteadoras:

• Como os Tempos estão distribuídos ao longo do período? E da semana? Como estão sendo organizadas as diferentes experiências?
• A organização das experiências nos diferentes Tempos contempla momentos diferenciados de interação? (momentos coletivos, em pequenos grupos, individuais, coordenados pela professora, momentos em que as crianças se envolvam livremente – com a supervisão da professora?) Como se dá a transição entre as experiências? Tudo está centrado na professora? As crianças ficam muito tempo ociosas?
• A organização das experiências está acompanhada da organização dos espaços e materiais?
Com que frequência as crianças estão brincando? (faz de conta, brincadeiras de construção, jogos educativos...) Em que outros Tempos a brincadeira está sendo sugerida?

Questões norteadoras:

• Os tempos da história e da roda de conversa estão sendo contemplados diariamente? Como você está organizando o espaço e os materiais?
• A duração e a regularidade com que as experiências ocorrem têm garantido a aquisição pelas crianças das aprendizagens previstas? Essas experiências são interessantes e significativas para a criança?
• Que experiências estão sugeridas nos diferentes Tempos? (chegada e saída das crianças, alimentação, higiene, parque, areia, água, experiências com diferentes linguagens (narrativas, linguagem verbal, relações quantitativas, de medidas, de movimentação ampla, de conhecimento de si e da natureza... Art. 9º da Resol. 5 do CME);
• De que forma observo e registro o desenvolvimento das experiências pelas crianças?

Bom trabalho!

Nenhum comentário: