Atividade PROFA

Currículo na educação infantil

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Advento: Boas Vindas a Jesus


                                    
             Advento é preparação para a chegada e acolhimento de Jesus. Todas as Escrituras apontam para Cristo. Ele dá unidade à Bíblia. Desde o ano 740(a.c), o profeta Isaias já fala de um Menino que será rei (Is. 3,4). Esta criança terá sabedoria de Salomão, a bravura e piedade de Davi, as grandes virtudes dos patriarcas.
Isaias, João Batista e Maria são os protagonistas do advento do Menino. Há porem, uma quarta pessoa: você e eu. Como costuma ser nosso jeito de viver o Advento? Tudo parece estar invertido. No lugar do Menino, esperamos um velho barbudo, trocamos o deserto, o silêncio, por uma agitação consumista, um frenético barulho que leva ao stress. Longe de imitar Maria, corremos o risco de estar vazios de Deus, servindo à moda e ao consumismo, portanto, grávidos do vazio interior e escravos do mercado. Enfeitamos as casas, as lojas, as praças. Nada contra, pelo contrário, são sinais de alegria e gratidão. Como seria bom fazer faxina interior, iluminar o coração com a luz da fé, adquirir a beleza íntima da vida na graça e da amizade com Deus. Ir para o deserto, preparar o caminho do senhor, nivelar os vales, abaixar os montes, são convites para abandonarmos os caminhos errados, crescer na interioridade, abaixar o orgulho e a prepotência
 A espiritualidade do advento é encantadora porque abre nossos corações para Deus e para os irmãos. É um convite para olharmos para o alto, para o lado e para dentro. Uma grande graça que nos é dada é a de podermos sempre recomeçar. É possível ser diferente, mudar, renascer, ser nova criatura. Assim estaremos grávidos de Deus, fecundados pela graça e em processo de regeneração. O advento é um tempo litúrgico para nossa cristificação, nossa re-evangelização, nosso reencantamento espiritual, nosso renascimento existencial.
O advento cristão não pode esquecer São José. Ele está envolvido até nos seus sonhos com Menino que irá nascer. José passa por provações, obedece à vontade de Deus, marca presença, conserva o silêncio interior, trabalha sem atrair as atenções sobre si, vive a espiritualidade do esvaziamento e esquecimento de si. É mais discípulo que pai. Ele que tinha o plano de casar-se, ter filhos, formar família, vive agora na castidade e exerce a missão de pai adotivo. Quanta fé, humildade e docilidade em São José. Sua vida se concentra no Menino. Sejam abençoados todos os pais adotivos.
O advento convoca-nos à vigilância para as “vindas de Deus” e a segunda vinda de Jesus. Pensar nas coisas últimas faz um bem imenso, enfim, o céu, o juízo final, a morte, a possibilidade de perdição são realidades que não devem ser esquecidas nem reprimidas. Deus vem também nos acontecimentos da vida. São os adventos, as vindas, as visitas de Deus no nosso cotidiano. Ele vem através das pessoas, das alegrias, dos sofrimentos, dos sinais dos tempos. Estar em sintonia com Deus é um jeito de vivermos intensamente o advento. Participemos das novenas de Natal, montemos o presépio em nossas casas, paremos um pouco para meditar. São atitudes saudáveis que curam a criança que está dentro de nós. O Menino quer curar a criança ferida que mora em nós. Ensinemos nossas crianças a se encantarem por Jesus e tenhamos todo carinho pelas mães grávidas que estão em advento, na expectativa de darem à luz. Que Maria as proteja e acompanhe. Vem, Senhor Jesus!
Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina
Folha de Londrina, 26 de novembro de 2011

    

terça-feira, 15 de novembro de 2011

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/DmHR3jh8i-4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

domingo, 13 de novembro de 2011


Como fazer o teste das quatro palavras e uma frase de Emilia Ferreiro

Faça da seguinte forma:

1. Escolha 4 palavras de mesmo grupo semântico ex.: brinquedos, alimento, animais (
borboleta, cavalo, pinto, boi; apontador, borracha, lápis, giz),etc.
2. Organize em ordem decrescente de sílabas: quatro, três, duas e uma sílaba.
3. Elabore uma frase simples com uma das palavras escolhidas;
4.Faça o teste de forma individual e deixe que a criança escreva o nome somente ao final do teste, principalmente nos pré silabicos para que eles não repitam somente as letras do nome.
5. Dite sem induzir ao som por exemplo: escreva e-le-fan-te
6. Simplesmente diga escreva a palavra elefante
7. Se a criança perguntar a palavra dite da mesma forma.
8. Tenha calma e procure manter a criança como se ela estivesse fazendo uma tarefa qualquer
9. Quando ela terminar de escrever peça para que leia a palavra indicando com o dedo aquilo que está lendo.
10. Assim que a criança entregar o teste faça suas anotações no próprio teste assinalando como e onde foi verificado cada atitude da criança, isto facilita o diagnóstico

Fazer o teste com ou sem figura?


O teste é preferivelmente sem figura. É um ditado individual.
A vantagem de fazer o teste com figura é que se torna mais rápido, o aplicador não precisa ficar repetindo evitando de induzir o ditado e o aluno poderá pintar depois o que o deixa mais seguro por que pode manusear a atividade.



sábado, 12 de novembro de 2011

Dica: sugestões de atividades para nível pré silábico





Encontrei na net após pesquisas feitas. Abraços.

OS TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Como organizar a rotina na Educação Infantil

AS EXPERIÊNCIAS E AS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS

• Os tempos  precisam ser organizados tendo como FOCO A CRIANÇA e como eixos norteadores a Brincadeira e as Interações.
• Os tempos precisam ser organizados relacionando as necessidades de cuidado e educação a que as crianças têm direito: a se expressar, comunicar, criar, organizar pensamentos e ideias, conviver, brincar e trabalhar em grupo; apropriar-se de diferentes linguagens e saberes.
• Os tempos precisam ser organizados com “espaço” para as experiências que respeitem os saberes que circulam em nossa sociedade que podem e devem ser ampliados. Embora “o espaço” das experiências guardem uma relação com o tempo cronológico (da realização das experiências), os ritmos das crianças precisam ser respeitados.

AS EXPERIÊNCIAS E AS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS

• Os tempos precisam ser organizados incluindo a vivência e experimentação de diferentes experiências fundamentais para o desenvolvimento, aprendizagem e bem estar das crianças “reais da turma”.

Questões norteadoras:

• Como os Tempos estão distribuídos ao longo do período? E da semana? Como estão sendo organizadas as diferentes experiências?
• A organização das experiências nos diferentes Tempos contempla momentos diferenciados de interação? (momentos coletivos, em pequenos grupos, individuais, coordenados pela professora, momentos em que as crianças se envolvam livremente – com a supervisão da professora?) Como se dá a transição entre as experiências? Tudo está centrado na professora? As crianças ficam muito tempo ociosas?
• A organização das experiências está acompanhada da organização dos espaços e materiais?
Com que frequência as crianças estão brincando? (faz de conta, brincadeiras de construção, jogos educativos...) Em que outros Tempos a brincadeira está sendo sugerida?

Questões norteadoras:

• Os tempos da história e da roda de conversa estão sendo contemplados diariamente? Como você está organizando o espaço e os materiais?
• A duração e a regularidade com que as experiências ocorrem têm garantido a aquisição pelas crianças das aprendizagens previstas? Essas experiências são interessantes e significativas para a criança?
• Que experiências estão sugeridas nos diferentes Tempos? (chegada e saída das crianças, alimentação, higiene, parque, areia, água, experiências com diferentes linguagens (narrativas, linguagem verbal, relações quantitativas, de medidas, de movimentação ampla, de conhecimento de si e da natureza... Art. 9º da Resol. 5 do CME);
• De que forma observo e registro o desenvolvimento das experiências pelas crianças?

Bom trabalho!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sexta-feira, dia 14 de outubro, trouxemos para o encerramento da semana da criança um parque de diversões com brinquedos infláveis, cama elástica, algodão doce, pipoca, geladinho e contação de história através de  fantoches na biblioteca com a professora Socorro Martins. A criançada fez a festa! Confira as imagens.
crianças na fila esperando a vez de brincar

Alegria e diversão no pula pula

Hora do algodão doce

Fantoche na biblioteca

Atividade feita pelas crianças com o tema circo

Trabalhos de arte feito pelas crianças

Trabalho de pintura e colagem

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dica: como fazer uso das TICs para dinamizar suas aulas

Ilustação: editoria de arte
Como utilizar o computador, a internet, blogs, podcasts, projetores, câmeras e outras engenhocas da modernidade para ensinar ainda melhor os conteúdos curriculares de cada disciplina. Navegue nos mais de 80 links abaixo e faça um upgrade nas suas aulas.
http://revistaescola.abril.com.br/tecnologia/

domingo, 16 de outubro de 2011

Assessoria Pedagógica

       Essa é a Profa Liduina Freire que agora está fazendo assessoria pedagógica na escola. Uma grande profissional que não poderia deixar de ser homenageada aqui, pois além de muito querida por todos é capacitada, experiente,cheia de boas ideias e tem muito amor por nossas crianças. 

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cinema na biblioteca e Contação de História pelo grupo do SESC

Hoje de manhã a biblioteca foi transformada em um cinema para as crianças que assistiram aos videos apresentados com muito interesse. Foi super legal! No período da tarde Lúcia Marques (SESC) trouxe para o pátio da escola um grupo divertidíssimo de contação de história. Agradecemos de coração aos meninos do SESC que interagiram tão bem com as crianças deixando-as encantadas. Este é o endereço do seu blog: abraçoliterario.blogspot.com e o contato 3452-9090 de 8h as 18h. Confira as fotos.


Música, teatro e muita alegria na semana da criança

 O colorido e a alegria do circo tomaram conta da nossa escola. A festa continua por toda a semana. Essa palhacinha linda e sorridente é a queridíssima Profa Arlene (presid do C.E) que agitou a criançada juntamente com a Profa Maria no show de abertura. 

Na outra foto, vestida de "arara" é a Profa Raldênia dançando divertidíssima como ninguém! Parabéns, Professoras!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Abertura da Semana da Criança

Gente, foi muuuuuito legal o primeiro dia da Semana da Criança aqui na nossa escola. A tia Maria divertiu a criançada ao som de suas músicas, acompanhada da tia Regiane, professora do Infantil IV. Essa aí na foto acima é a tia Andreza vestida de jacaré. Muito divertido! A criançada fez a festa e depois do show teve um lanche super gostoso organizado pela tia Jacqueline e as meninas da cozinha. Valeu galera!


Alegria, Alegria! Chegou a hora da folia! 
Foi assim que recebemos as crianças no pátio da escola logo no início da manhã e a tarde demos continuidade ao evento. Amanhã tem cinema!!!

Essas foram as animadoras da festa: Maria Oliveira (diretora da escola) e professora Regiane. A Escola Mariza Mendes está repleta de artistas!

domingo, 9 de outubro de 2011

Semana da Criança 2011

Feliz Dia da Criança!
Tá chegando a hora!
Amanhã acontecerá a abertura da semana da criança já com muita diversão. E pra animar este momento festivo recepcionando a criançada, Tia Maria fará um show muito animado juntamente com a professora Regiane no teclado. Não percam!

sábado, 8 de outubro de 2011

Acolhidas


Semanalmente, as segundas e sextas-feiras todas as crianças se dirigem ao pátio para se aconchegarem,serem acolhidas. Na segunda, tem o Momento Cívico que acontece no início da aula com hasteamento da bandeira e canta-se o Hino Nacional. Também cantamos músicas, damos avisos, contamos histórias; ficando a cargo da coordenação e direção. O turno da tarde acontece no final da aula ás 16h20min. Na sexta, nos dois turnos ocorre no final da aula e fica sob a responsabilidade das professoras, sendo cada semana uma sala diferente a se apresentar. A valorização das acolhidas pelas professoras é de fundamental importância para o desenvolvimento do imaginário, do lúdico, da oralidade, da percepção, da socialização entre outros. As crianças se divertem e fazem uma viagem ao mundo da imaginação. Vejam algumas fotos desses momentos:
Professora Viviane e sua bandinha de rock do 1º ano nesta sexta-feira dia 07 de outubro. Foi um show!!!



quinta-feira, 6 de outubro de 2011

É tempo de recreio

O recreio é um momento rico de socialização e interação para as crianças. Aprender a conviver e socializar com outras crianças é o principal objetivo desta parte do dia, além da necessidade de um descanso dos livros e conteúdos. É na hora do recreio que a criança acaba colocando em prática o que aprende didaticamente em sala de aula. Já vi surgir movimentos ecológicos no intervalo, com alunos se tornando fiscais da natureza, por exemplo. Tempo de brincar, correr com a bola, pega-pega, pular amarelinha, pular com elástico, soltar a imaginação brincando de faz de conta. 
É assim a hora do recreio na Escola Mariza Mendes.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Homenagem a Professora


Professora

Minha mãe me recorda da primeira vez que cheguei na Escola... Meio apreensiva, não queria ficar em um ambiente que para mim era totalmente desconhecido... Chorei, tentei voltar para casa, mas não deu certo...tive que ficar! Ao meu encontro veio uma mulher, que para mim era uma estranha, que tirou minhas mãos de minha mãe e fez-me juntar-se as dela... Era tudo tão novo e difícil para entender... Os momentos e o tempo foram passando, e aquela mulher que eu chamava de "TIA", foi conquistando com paciência e atitude minha confiança e meu carinho... Hoje terminando uma pequena etapa, já te chamo "PROFESSORA", e a você dedico minha sabedoria e respeito, porque foste mais que amiga, tia e professora, foste sábia, na conquista desafiadora por melhores pessoas, e acreditou fielmente que tudo ia dar certo e segurou minhas mãos desde meu primeiro passo escolar, e senti o calor humano e profissional que dedicas ao que fazes, e por isso queremos dizer-te muito obrigado.

Surpresa e diversão durante o momento cívico



Durante o momento cívico desta segunda-feira as crianças tiveram uma surpresa inesperada: a Tia Maria trouxe para o pátio o seu cachorrinho que adora jogar bola. Bob foi uma diversão e a criançada fez a festa! Segundo Maria esta seria a primeira surpresa da semana da criança que está chegando. Confiram a foto do Bob e sua bola. Observem os olhares das crianças que não quiseram saber de outra coisa. Valeu!!

Festa do Folclore

No dia 26 de agosto realizamos a nossa festa folclórica no pátio da escola com a participação das famílias que vieram prestigiar seus filhos. As apresentações foram belíssimas! Todas as turmas participaram do evento de forma grandiosa. Agradecemos imensamente a participação de toda a comunidade escolar e parabenizamos a todas as professoras que contribuíram imensamente para que este evento acontecesse. Foi muito emocionante perceber a felicidade de cada criança durante as apresentações com um brilho no olhar por estar fazendo parte de um momento tão belo e especial.